Morro do Cruzeiro, novo parque eólico da Statkraft, finaliza etapa de obras civis 

A obra registrou 800 mil horas de trabalho seguro

A Statkraft, empresa líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa, finalizou a etapa civil da construção do parque eólico Morro do Cruzeiro, localizado na Bahia. Ao longo de 15 meses,  as etapas  de terraplenagem, fundações e acessos do projeto foram finalizadas. Atualmente, a empresa está recebendo os grandes componentes dos  aerogeradores. Na sequência, será a vez da energização da subestação e, depois, a montagem do primeiro aerogerador.  

Segundo Guilherme Melo, Diretor de Construção, o encerramento desta fase é considerado um case de sucesso pela equipe responsável. “O grande diferencial dessa obra, com certeza, foi a complexidade da área do empreendimento. A topografia e o terreno rochoso, onde foi implantado o projeto, foi um grande desafio. A realização dessa etapa mostra toda a dedicação do time de construção, em alinhamento com os valores da Statkraft e comprometimento com o plano de crescimento da companhia”, destacou. Durante todo o processo, a obra atingiu 593.158,27 m³ de volume total de terraplenagem e 329.951,26 m³ de volume de corte.

A empresa também está finalizando o seu maior empreendimento fora da Europa: o Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, localizado na Bahia, região Nordeste do país. A produção de energia renovável do Complexo deve atingir 2.300 GigaWatt-hora (GWh) por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras. Com área abrangente totalizando 489,18 hectares, o Complexo contará com 14 parques eólicos, totalizando 91 aerogeradores de 5,7 megawatts de potência cada, e gerará quase 2 mil empregos diretos e indiretos. Apesar de ainda estar no fim da obra, o complexo, que teve investimento de R$ 2,8 bilhões, já começou a operar comercialmente dois parques eólicos (VSE 2 e VSE 7), após aprovação da Aneel, agência reguladora, no fim de 2022.   

Sobre Morro do Cruzeiro

Morro do Cruzeiro é um projeto eólico greenfield e é uma ampliação do Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, ativo da Statkraft em operação, localizado na Bahia. A ampliação será composta por 14 turbinas e capacidade instalada de 79,8 MW. Dadas as excelentes condições de vento na região, o projeto vai gerar 386 GWh de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer mais de 190 mil residências.

A construção do parque eólico faz parte da estratégia de crescimento do Brasil. 

Sobre a Statkraft

A Statkraft é uma empresa líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa. O grupo produz energia hidrelétrica, energia eólica, energia solar, energia a gás e fornece aquecimento urbano. A Statkraft é uma empresa global em operações no mercado de energia. A Statkraft tem 5.700 funcionários em 21 países.  

Com ações pautadas pela ética e transparência, a empresa está presente no Brasil desde 2012, com sede localizada em Florianópolis, em Santa Catarina (SC). Atualmente, controla 19  ativos de geração renovável no Brasil, com cerca de 450 megawatts (MW) de potência instalada.  

A empresa é pioneira em oferecer energia renovável rastreável com garantia de origem no país, certificando por meio do I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), a origem da produção de sua energia, o que garante que a operação é sustentável. 


Deixe seu Comentário